Uma residência sustentável é um conceito de construção e design que visa minimizar o impacto ambiental da moradia, promovendo a eficiência energética e o uso responsável dos recursos naturais. Isso inclui a utilização de materiais sustentáveis, tecnologias de baixo consumo de energia e água, e práticas que reduzem a geração de resíduos.
Neste projeto residencial, as portas e janelas, e os tijolos, foram garimpados em locais de materiais de demolição, permitindo que esses mesmos materiais empregados, criem uma linguagem personalizada.
Além dessa questão da linguagem, o próprio conceito de recuperar algo existente, fica implícito a redução do descarte de materiais, contribuindo em alguma medida com preservação da natureza. Sendo assim, já é algo positivo, além de permitir que seja produzida uma residência personalizada.
Ainda nessa questão ambiental, a alvenaria a vista com tijolo maciço, cuidadosamente assentados, modelando portas e janelas, dispensando a quebra da alvenaria que usualmente ocorre, optando por uma instalação já com acabamento, mais pode proporcionar a redução do descarte e entulho gerado na obra.
A diversidade de janelas, portas, e ainda uso de iluminação zenital instalados no teto jardim permitem ampla iluminação e ventilação , dispensando uso de recursos artificiais para melhor conforto térmico dentro da residência.
Esses detalhes, entre outros adotados nesse projeto, conferem característica de uma casa sustentável, desde os materiais, recursos de projeto com impacto ambiental reduzido, e ainda, como consequência redução de custos com economia nas contas de água e energia, além de redução de custos com manutenção devido à durabilidade dos materiais e tecnologias adotadas.






