Ter um espaço para hidromassagem no jardim, poderá ganhar importância e destaque ao reunir natureza com terapia e bem-estar, reduzindo de alguma forma a tensão, o estresse do dia a dia.
A água morna e o relaxamento promovem ação terapêutica, reduzindo o estresse, melhorando o sono, aliviando dores musculares e articulares, trazendo benefícios a circulação sanguínea, enfim, combatendo a o cansaço e a fadiga diária.
Não se trata de nenhuma novidade esses conhecimentos sobre benefícios dos banhos de imersão, ao considerarmos a existência deste hábito de relaxamento em banheiras, desde a antiguidade.
Registros de banhos de imersão, sendo eles públicos e privados, existem desde a Antiguidade, quando surgiram na civilização romana e na Grécia Antiga, por volta de 500 a.C.
Os romanos, por exemplo, construíam grandes termas para banhos quentes, visando relaxamento e socialização. Esse costume foi evoluindo ao longo dos séculos, sendo associado ao bem-estar, à saúde e ao luxo em várias culturas.
O objetivo nesse projeto é criar um local em meio ao jardim, para proporcionar um refúgio para relaxamento, com a instalação de uma hidromassagem, podendo até ser espaço para reunir amigos, e momentos de socialização.
A instalação de uma banheira em ambiente externo, está também associada a criação de um gazebo, ou uma estrutura metálica chamada de “gazebo envidraçado”, ou ainda “ pérgola de vidro”, sob o qual deverá ser instalado o SPA.
O que é relevante destacar que qualquer seja o termo utilizado, trata-se de uma cobertura metálica, seguido de vedação laterais em vidro, para proteger e valorizar a área interna do SPA no jardim.
A proposta é criar esse refúgio para relaxamento, onde a hidromassagem se encontra envolta pelo jardim, poderá proporcionar ambiente de paz e introspecção, ideal ao relaxamento, permitindo a contemplação do exterior em diferentes momentos; sendo complementado pela iluminação artificiais do jardim, ou a luz do dia, contemplando em maior profundidade, o colorido da vegetação.
Uma banheira de hidromassagem instalada no meio do jardim pode ser considerada um SPA, especialmente se for utilizada para relaxamento e bem-estar.
O termo SPA refere-se a ambientes voltados para cuidados pessoais, relaxamento e terapias com água, o que inclui hidromassagem, e sendo possível, que haja como deck, plantas, iluminação especial e acessórios de conforto ao redor da banheira.
Assim definimos nosso projeto: um SPA envolto por um jardim.
Por uma questão de praticidade e conforto, foi projetado uma estrutura metálica, envidraçada, para proteger o ambiente interno do SPA.
Com essa proteção, permite que o ambiente interno esteja sempre em ordem, livre de poeira e folhas, e vedado a possíveis invasores, pois está em ambiente externo, dentro do jardim.
Ainda outra vantagem, em dias em que a temperatura ambiente está baixa, permite o conforto de temperatura amena dentro do gazebo, isento de chuva e ventos.
Amplas portas panorâmicas de correr, permitem que aconteça esse junção e equilíbrio entre clima e conforto.
Se o momento do dia, e estação do ano permite que as portas estejam abertas, é possível que em cada lateral haja um espaço aberto equivalente a 2/3 do vão total, havendo uma interação muito direta com espaço do jardim.
Ou ao contrário, em momentos que necessário o refúgio e manutenção de temperatura confortável, face a baixas temperaturas do ambiente externo, tudo poderá ser fechado.
Vale destacar que a mesma banheira de hidromassagem que agora é reutilizada nesse projeto, já estava presente na área externa do jardim, tendo originalmente em seu entorno, um extenso deck em madeira, como pode ser observado na ultima imagem.
E segundo testemunho dos proprietários, ao longo de dez anos, essa banheira de hidromassagem foi utilizada poucas vezes, por conta das variações climáticas, e da dificuldade quanto a manutenção da limpeza, poeira, fato típico de instalações em ambiente aberto.


















