A proposta para quarto infantil, no caso destinado para uma criança de um ano, traz nas condições projetuais, algumas premissas.
O conjunto do mobiliário deverá permitir autonomia, liberdade, e chance da criança explorar o ambiente como um todo, e ainda deverá manter a segurança nessa exploração.
Ainda como mais uma condicionante do projeto, essa proposta de mobiliário, deverá permitir certa flexibilidade ao longo do tempo, proporcionado que a criança seja atendida ao longo de alguns anos da sua infância, contando com alguns ajustes nas dimensões do mobiliário.
Sobre essa possibilidade de oferecer um ambiente compatível com a liberdade, com a exploração e descobertas feitas pela própria criança, buscamos suporte na linha montessoriana.
A proposta montessoriana para espaços infantis é definida por ambientes preparados que promovem autonomia, liberdade com limites e respeito pelo ritmo da criança. O mobiliário e os materiais são acessíveis, organizados e proporcionam experiências sensoriais e de aprendizagem ativa. Tudo é pensado para que a criança explore, escolha e aprenda de forma independente e segura.
Isso inclui móveis baixos, colchão no chão, brinquedos acessíveis e decoração ao alcance dos pequenos. O objetivo é criar um ambiente onde a criança possa explorar, aprender e se movimentar livremente, sempre com segurança.
Com destaque, proposta de colocar o colchão diretamente no chão para uma criança de um ano pode aumentar a segurança, pois reduz o risco de quedas. E ainda poderá facilitar o acesso da criança ao colchão, em diferentes momentos, que por sua vez, acaba promovendo sua autonomia.
Apenas a opção do colchão ao nível do chão, e estaria tudo de acordo? Não ! De forma alguma.
É importante pensar no conjunto da proposta, que significa garantir que essa autonomia da criança, não esbarre em situações adversas, comprometendo sua segurança.
Portanto é necessário garantir que o ambiente esteja livre de objetos ou elementos ao alcance da criança, que tragam alguma forma de risco, e ainda, que esteja limpo, livre de umidade e insetos para evitar alergias e outros problemas de saúde
Toda atenção merece o projeto dos móveis e objetos que estarão disponíveis ao alcance da criança, que vai muito além do colchão ao nível do chão.
As prateleiras para guardar, expor e reunir objetos, brinquedos, são elementos de forte significado para essa faixa etária, desde que estejam ao alcance para criança.
Essa possibilidade de ela mesmo poder acessar a uma mesa, buscando um objeto mais atraente, ou ainda, um suporte para expor uma organização que faz sentido na sua exploração e descoberta, é algo muito valioso
Esse ambiente que será oferecido a criança, deve ser pensado para estimular o desenvolvimento livre e independente, respeitando o ritmo da criança.
No projeto apresentado, as dimensões adequadas do mobiliário, os materiais escolhidos, e as formas, evitando quinas, ou elementos pontiagudos, tem validade para evitar riscos de modo geral.
A bancada de apoio permite ser usada na situação da criança em pé, no momento que estiver selecionando algum objeto, provavelmente tendo esse elemento como foco, que poderá durar pouco tempo.
De outra forma, a mesma bancada, agora a criança fazendo uso das cadeiras, poderá oferecer um suporte para atividades mais longas, e ainda podem ser o suporte para expor coleções de objetos, brinquedos de um conjunto, algo mais amplo.
Todo o mobiliário foi pensado em tons claros da madeira, tendo alguns elementos em destaque de cor, que se repete na paginação das paredes.
O armário modulado em quatro folhas de giro, fica elevado do piso, oferecendo um espaço para o nicho , onde se encaixam quatro caixotes/cestos, com rodízios em sua base.
Esses caixotes acompanham a mesma modulação das portas do armário, oferecendo uma continuidade visual.
As quatro laterais destes caixotes, são revestidas em palha indiana, garantindo ventilação no seu interior, onde poderá ser guardado brinquedos de diferentes gêneros.
A facilidade de acervo dos brinquedos nesses caixotes, e sua mobilidade para o canto escolhido no quarto, já é parte da brincadeira, desafio e descoberta, assim como, novamente ser conduzido para encaixar novamente sob o armário.
Há uma preocupação em deixar poucos brinquedos, ou objetos de forma geral expostos, e permitir na rotina do dia a dia, fazer um rodizio, trocas e substituições, que poderá gradativamente ser participada pela criança, considerando a facilidade de acesso a bancada e as prateleiras.
Na linha montessoriana, as cores do quarto infantil são escolhidas para criar um ambiente calmo, acolhedor e estimulante sem excesso. Prefere-se tons suaves e naturais, evitando cores muito vibrantes que possam agitar ou distrair. O objetivo é favorecer a concentração, o bem-estar e a tranquilidade da criança.
No caso da iluminação, foi priorizado a luz natural no quarto, pois ela favorece o bem-estar e o ritmo biológico da criança. Para luz artificial, foi utilizado iluminação suave e indireta.
Agregando a questão da iluminação, a paleta de cores escolhida em tons suaves, tem o objetivo é criar um ambiente acolhedor, tranquilo e confortável para o desenvolvimento da criança.





