No lugar do telhado convencional, aparece o teto jardim sobre a laje de cobertura.
A importância de um teto jardim, também conhecido como telhado verde em uma residência, reside em múltiplos benefícios ambientais, econômicos e estéticos.
De maneira geral, poderá contribuir para a redução do efeito de ilha de calor nas cidades, melhorar o isolamento térmico e acústico da edificação, auxilia na gestão da água da chuva e ainda adiciona um toque de beleza natural ao imóvel.
De modo pontual o efeito do teto jardim em uma residência pode ajudar a equilibrar a temperatura dentro do ambiente interno, proporcionando redução de temperatura no verão, pois a vegetação absorve menos calor do que as superfícies tradicionais como telhas de barro ou concreto, e reflete parte da luz solar.
Ajuda ainda a manter a temperatura interna mais estável, sem grandes variações, sem necessidade de ar condicionado no verão e aquecimento no inverno. O telhado verde pode ainda reter parte da água da chuva, reduzindo o escoamento superficial e o risco de enchentes, além de auxiliar na filtragem dessa água. Entre tantos outros benefícios, o telhado verde poderá adicionar beleza e valor estético ao edifício, trazendo uma integração entre construção e natureza.
Aqui em nosso projeto, utilizamos esse conceito de um jardim na cobertura, ou teto jardim, considerando que irá proporcionar um local de estar, de contemplação, de reunião com familiares e amigos, e até mesmo, incluindo um fogo de chão dentro desse jardim, dando maior ênfase a esse espaço de encontro e aproximação.
Tudo devidamente calculado: laje de cobertura comporta 40 cm de terra, para plantio de grama e até vegetação de pequeno porte. Local do fogo de chão está garantido, com isolamento térmico para comportar uma fogueira sobre a laje, podendo ser visualizado o local onde será feita sua implantação …
Então lá em cima da casa, durante o dia ou a noite, há a possibilidade para reuniões com amigos, familiares, ou garantir a privacidade para momentos de pura contemplação.
O acesso ao teto jardim, acontece por uma escada a partir do segundo pavimento, na qual o uso da técnica do bambu, já sinaliza e anuncia algo interessante estará à frente, marcado também pela variação gradativa da iluminação natural, à medida que aparece o céu.






