Conversando com as arvores -casa na Serra da Mantiqueira


Projeto arquitetônico executivo completo para residência localizado no Morro do Selado, em Monte Verde, M G. Idealizado para residência de final de semana, apresenta espaços integrados, e ainda com farta iluminação e ventilação naturais, através de grandes aberturas para exterior.

“Casa conversando com as arvores” é aqui apresentado como partido arquitetônico, e ainda, se trata de ser o ponto de partida para elaboração do projeto desta casa na montanha, onde o diálogo entre o interior e exterior deveria prevalecer, viabilizando o domínio visual da paisagem do entorno.

A própria localização da casa, no ponto mais alto e íngreme do terreno, foi determinante para a viabilidade deste requisito primordial dado pelo proprietário.

Luminosidade conquistada a partir das grandes aberturas, permitem vista panorâmica, privilegiando as faces norte, leste e oeste, ao nível das copas das árvores.  

Terreno com inclinação média de 45 %, levou adotar a opção da casa elevada sobre pilotis em relação ao perfila natural do solo, podendo manter parte da vegetação existente, e ainda dar condições de recomposição da cobertura do solo com ampliação de vegetação.

Casa para veraneio onde a praticidade dos ambientes, entre espaço interno e área de varanda externa, apresenta como parâmetro a integração entre os ambientes, contando com poucas paredes divisórias internas.

Contando com um programa de necessidades de uma casa bastante flexível, foi planejado uma suíte para o casal, um único ambiente para sala de estar com a lareira e cozinha, separadas apenas por um desnível, e varandas com a função de mirante, e no segundo piso um mezanino em madeira, um grande tablado onde para o quarto das crianças e eventualmente hóspedes.

Preferência pela simplicidade dos materiais, aparece o tijolo aparente, argamassa rústica, o cimento queimado, e ainda as cores primárias, vermelho e azul para a ferragem, janelas, portas e guarda-corpo, e amarelo para as paredes.

Tratando-se de uma região de montanha, com temperatura baixas no inverno, optou-se pelo tijolo bloco cerâmico de 9 furos, como base para alvenaria, contando ainda com revestimento de tijolos maciços tanto interna como externamente, criando-se assim um colchão de ar contribuindo para amenizar as baixas temperaturas, criando-se paredes de 30 cm..

O pé direito duplo dá espaço para instalação de um mezanino, reforçando linguagem da integração dos espaços e visuais do exterior. Estas aberturas para exterior, permitem longo alcance visual devido à cota elevada em que a casa está localizada.

O resultado alcançado através de um projeto arquitetônico personalizado pode garantir que fosse atendida as condições de clima, topografia do terreno, e a própria dinâmica familiar dos clientes.

Detalhes

  • Data : 1998
  • Área total : 75,13 m²
  • Área do terreno : 2.046,56 m²
  • Localização : Monte Verde – MG