O uso de paredes de taipa de pilão, em sobrado residencial em Campinas


Dentro desse conceito de sustentabilidade na construção residencial, fica em destaque o uso de paredes executadas com sistema construtivo da taipa de pilão, que mesmo sendo uma pratica milenar, presente em muitos territórios, nunca deixou de existir em nosso pais.

A taipa de pilão utiliza terra compactada entre formas de madeira, chamados taipais, resultando em paredes espessas que proporcionam isolamento térmico natural e ajudam a regular a temperatura interna.

Além disso, essa técnica reduz a necessidade de transporte de materiais e o consumo de energia, já que utiliza terra local, tendo como resultado menor dependência de sistemas artificiais de climatização. 

Estudos e novas pesquisas, indicam a retomada desse técnica da taipa de pilão em residenciais atuais, fundamentando em grande parte por ser uma escolha em prol da sustentabilidade, e pelo conforto térmico, em beneficio ao meio ambiente e aos seus moradores.

Ainda pode ser mencionado que o resultado das paredes executadas em taipa de pilão, apresentam ainda um potencial estético, a partir das variações de textura, cores, e características da terra utilizada, podendo até ser explorado na decoração da casa. 

Nesse construção de sobrado residencial, foi utilizada a taipa de pilão em algumas paredes internas. Apesar de suas vantagens, a taipa de pilão pode apresentar desafios em relação à umidade e à necessidade de mão de obra especializada em algumas etapas da construção. No entanto, com o avanço de estudos e técnicas, a taipa de pilão tem sido aprimorada e cada vez mais valorizada como uma alternativa construtiva sustentável e eficiente.