O home office, ou trabalho remoto, se tornou uma prática comum e importante no cenário profissional atual, trazendo vantagens tanto para empresas quanto para os trabalhadores. Uma tendência que está se acentuando a cada dia.
A importância do home office reside na sua capacidade de conciliar a vida profissional com a pessoal, otimizando a produtividade e reduzindo custos, além de promover maior flexibilidade e autonomia na gestão do tempo.
Isso leva a necessidade de providenciar um espaço de trabalho em casa, não como coisa passageira, mas algo que veio para ficar.
Torna-se frequente transformar algum espaço da casa, quase sempre um dormitório, para poder ter o conforto necessário para o trabalho em casa (home office).
Não se trata apenas de providenciar uma bancada, estantes para guarda de materiais de apoio, uma cadeira, e pronto.
Muito importante investir na ergometria, desde a escolha da cadeira, altura da mesa, altura do apoio dos braços, e joelhos apoiados no chão a 90 graus, e ainda o topo da tela do monitor deve estar ajustado com os olhos, para que tudo seja ajustado postura da coluna.
Isso não implica em maiores sofisticações, e gastos excessivos. Poderá ter um resultado extremamente satisfatório, se tivermos em mente os padrões acima, norteando as escolhas e decisões.
Neste home office, foi realizado o projeto para ocupar um dos quartos da casa, com abundante iluminação natural, sendo acrescida iluminação artificial distribuídas em quatro pontos no teto, e pontos de luz sob a prateleira, logo acima da bancada.
Além da bancada com espaço para dois usuários ao mesmo tempo, também houve necessidade de estantes com espaço generoso para guardar livros.
Mas em todo esse conjunto, houve a necessidade de total liberação de espaço sob a bancada e estantes, permitindo a flexibilidade no posicionamento das cadeiras em diferentes locais.
Duas mesas de apoio, com rodízios embaixo, permitem ainda mais flexibilidade, conforto e acesso direto a itens de trabalho, e ainda, uma delas serve de base para apoio da impressora.
Complementando a lista de necessidades, a bancada deverá ter espaço para o trânsito dos gatos, caso queiram tomar banho de sol junto a janela





