Banheiro minimalista: proposta de reforma com baixo custo.


Para a reforma desse banheiro, algumas prioridades foram definidas logo de inicio: a funcionalidade, certa contenção de gastos, e ainda que houvesse solução estética relevante. Neste post, você confere dicas práticas para realizar uma reforma de banheiro minimalista, otimizando custos e valorizando cada detalhe do seu projeto.

Reformar um banheiro não precisa ser sinônimo de altos gastos ou projetos complicados. Nesse caso, com uma abordagem minimalista, foi possível transformar esse ambiente em um espaço funcional, elegante e fácil de manter, sem ultrapassar o orçamento.

Apostar em soluções simples, materiais acessíveis e design limpo podem garantir um resultado moderno e econômico, perfeito para quem busca praticidade e beleza na medida certa.

Ficou definido que as paredes teriam padrão predominante com revestimento branco, ficando para poucas paredes a composição de azulejos coloridos, que naturalmente sobressaem no conjunto.

Essa paginação de azulejos brancos e coloridos, só foi possível por conta da escolha de um único padrão de azulejos, (10×10) permitindo essa composição cromática, sendo paredes totalmente brancas, e outras com composição de cores.

Para o fechamento do box, foi usado uma peça única de vidro temperado fixo, conhecido também como para-ducha, que pode trazer vantagens se comparado a opção de fechamento total do vão do box: menor custo, e ainda poderá oferecer maior facilidade na limpeza ao ser excluído o espaço entre os trilhos de uma porta de correr.

Neste caso, estão sendo excluídas folhas de correr, que poderão ser um opção relevantes em alguns casos. Cada caso, requer uma solução especifica.

Mobiliário reduzido a poucas peças em  marcenaria de compensado, onde o próprio visual das camadas da madeira coladas faz parte do partido estético adotado .

Com certeza a escolha do compensado se comparado ao MDF, traz um custo mais elevado. Mas por outro lado, deve ser levado em conta   que a escolha pelo compensado reside na versatilidade e resistência.

Por conta do compensado de ser resultado da sobreposição de camadas finas de madeira coladas por alta pressão, conferindo grande capacidade de resistir a deformações, e grande durabilidade, principalmente tendo em vista o ambiente em que se encontra, sujeito a ocorrência de umidade.

Sobre o compensado, foi colado uma peça de formica na cor verde, dando acabamento e e destaque cromático.

A escolha da bancada em mármore branco pinta verde, também resultou de uma escolha estética, e ainda validada pelo custo mais reduzido, se comparado a outras opções em mármores, ou ainda granito. Ainda sobre a funcionalidade, o acabamento da borda de contenção na bancada de mármore, foi escolhido o perfil reto, para evitar a queda da água sobre mobiliário e piso.

Foi deixado de lado, itens e acessórios desnecessários, focando apenas no que é realmente útil e prioritário.

Seguem imagens do resultado final da reforma, e a comparação com a situação original, onde fica evidente