Quer uma varanda protegida do sol e da chuva? descubra a combinação do metal, vidro e sapé.


Entre as diversas solicitações do cliente, este projeto procurou atender a ausência de um espaço de transição que pudesse ampliar a sala de estar, e ainda fazer uma articulação ao espaço da piscina.

Ausência de um espaço de transição, entre ambiente interno da sala de jantar e o exterior nessa residência, resultou em um local com desconforto, e praticamente sem uso.

E ainda, considerando que nada é oferecido em relação a proteção do sol, justamente na face oeste, ou ainda, em relação a chuva, naturalmente a melhor situação, é manter a porta fechada, na maior parte do tempo, para bloquear o sol, ou a chuva.

A comunicação entre interior da residência, e área da piscina e jardim, acontece por essa porta em madeira. Além da incidência do sol já assinalada, e em momentos de chuva, também gera um desconforto pela falta de uma cobertura, ou mesmo um beiral que pudesse dar uma forma proteção.

Surgiu então a proposta de uma cobertura criando um novo espaço de estar, uma varanda onde ficaria caracterizado como local de transição, entre estar dentro e fora da casa. Essa possibilidade ganhou aprovação entre os moradores da casa.

A proposta dessa pequena varanda, surgiu com possibilidade e função de proteger do sol intenso, da chuva, e ainda esta sendo criado um espaço de estar aconchegante, em diferentes momentos do dia e da noite, e estações do ano.

Nessa imagem, fazendo a comparação entre a situação original, e o resultado do projeto, poderá facilitar a compreensão do ganho de qualidade, com esse espaço de estar entre ambiente interno e o exterior.

A opção usar estrutura metálica, vidro, e sapé, reunidos no projeto, puderam dar conta de vários requisitos valorizados pela família, com vantagens em vários pontos.

No caso a importância de mesmo com uma cobertura, procurar um recurso que não tirasse por completo a iluminação natural, então vários planos em vidro foram valorizados. Deveria ter alguma coisa em vidro, ficou definido.

Ainda, a escolha da estrutura metálica se justifica, pelo fato de poder dar conta de melhor atender o recorte não ortogonal entre o limite existente da residência, e a nova ampliação, portanto essa escolha pode aproveitar a plasticidade que o metal pode oferecer.

E por fim a escolha do sapé para cobertura, traz na sua própria linguagem um ar de acolhimento, descontração, e ao mesmo tempo se integra muito bem junto a estrutura metálica, e ainda, se moldando aos cortes não regulares e não ortogonais dessa proposta de cobertura.

A proposta de mobiliário, pode ainda criar dois ambientes : estar a vontade, acomodado em sofás e poltronas, ou ainda, em um mesa em madeira, para refeição, ou jogo de cartas.

Não poderia deixar de ser valorizado, a proposta luminotecnica, que basicamente se mantem de forma difusa, nada de muito intenso. Curtir ambiente, com calma e tranquilidade.